Imagem 352

Cooper Reciclar Cachoeiras!


Fundação Projeto Recicla Cachoeiras!

O projeto “Recicla Cachoeiras!” criado para difundir a consciência da preservação ambiental com desenvolvimento sustentável no município, teve início em 2004 a primeira ação no CIEP 140 – Mario Cezar Gomes da Silva, despertando a curiosidade das crianças e adolescentes sobre a coleta seletiva. 

O lixo mal tratado é um grande problema no período de chuva abundante, como no verão, essa situação piora porque os lixos jogados nas ruas acabam entupindo as galerias fluviais, provocando inundações e causando doenças. Os lixos lançados nos afluentes do Rio Macacu pelos moradores ribeirinhos chegam à Baía de Guanabara, sendo um sério agravante no programa de despoluição da Baía, nas comunidades altas os lixos lançados nas encostas são responsáveis por boa parte de deslizamento de terra. Segundo a empresa de grande porte Schincariol, que produz cerca de 600 a 700 quilos de PET por dia. 

Esses foram alguns dos fatores que levaram a Defesa Civil Municipal e Estadual, Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Urbanismo a se incorporarem no projeto. Na época o destacamento 2/6 do Corpo de Bombeiro estava sob o comando do Tenente José Thadeu de Alcântara dos Santos, que sugeriu que o projeto desenvolvido pelo Instituto Faculdade Já! – IFJ, fosse estendido também para as comunidades como: Boa Vista, Conjunto Village de Japuíba e Papucaia conscientizando os moradores, pais e alunos. Isso só foi possível porque as Escolas e Igrejas, associações parceiras, mais uma vez abriram as portas para a Comunidade. 

Foi dessa forma que a ONG Instituto Faculdade Já – IFJ chegou até os catadores (as) do lixão da Estrada de Areia Branca, pois boa parte dos catadores (as) são moradores do Conjunto Village. Em 20 de junho de 2007, foi fundada a “Cooper Recicla Cachoeiras!”, inscrita no CNPJ: 09.163.036/0001-60. A partir daí, a idealizadora do projeto - Jorcinete da Glória Nascimento, na época acadêmica de Serviço Social - coloca em evidência a preocupação com a situação social dos catadores do “lixão”, localizado na Estrada Areia Branca – em Japuíba, 2º Distrito do município, sem, contudo esquecer a dimensão ambiental.

Lixão – Estrada da Areia Branca, Japuíba – Cachoeiras de Macacu 28/08/07.


Lixão Cachoeiras de Macacu – Estrada da Areia Branca, 13 de setembro de 2005. 

Nesta época, o sistema de acondicionamento e a coleta de resíduos sólidos domiciliares em Cachoeiras não era muito diferente dos sistemas de outros municípios brasileiros. Como a coleta seletiva não era feita de forma integral, à maioria do material orgânico vai para o « lixão – Areia Branca».

Participação em Eventos Cooper Recicla Cachoeiras

Criação e participação no Conselho M. Meio Ambiente- COMMA, baseado na Lei nº 1.762 de 12 de Maio de 2009 e do Decreto nº 2.627 de 19 de junho de 2009, a qual Jorcinete da Glória Nascimento (Conselheira Titular), ficando representando a Cooper Recicla Cachoeiras no conselho até o ano de 2014. A luta pela a inclusão social da categoria foi grande, pois os conselheiros pensavam em desativar o Lixão, mas os catadores eram invisíveis aos olhos de alguns. Texto tirado da ATA nº 2 COMMA: Foi aprovado o fechamento do Lixão, mas coma inclusão social dos catadores (as), na gestão do Prefeito Rafael Miranda e houve um grande empenho da Secretaria M. de Meio Ambiente e Secretaria M. de Promoção e Trabalho, junto a categoria. Na próxima gestão do governo Cica Machado foi conquistado um terreno em Japuíba para construção do Galpão para a coleta Seletiva. O Centro de Triagem foi uma conquista, mas os catadores (as) da Cooper “Recicla Cachoeiras!”, continuando catando por conta própria.

Em janeiro de 2010 à 2012 o IFJ em parceria com a Igreja Batista Nova Peniel realizou uma colônia de Férias e organizou uma gincana ecológica, que teve por objetivo levar a sensibilização das crianças, adolescentes e familiares sobre a questão socioambiental, os participantes recolheram: Lata Alumínio 216, Lata Nescau 12, Tetra Park 129, Pet 266 e Óleo 8 Litro, que foram doadas para a cooperativa de catadores - Cooper Recicla Cachoeiras. Houve Contação de História Com a Palestrante Adriana (Livro sem Palavras, cada folha tinha uma cor e um significado moral para aplicação no cotidiano das crianças), cada um ganhou uma cartilha com desenho sobre ECA, participação do Meio ambiente com a Cartilha desenhada sobre o Combate do Mosquito da Dengue, brincadeira, esporte, alimentação e nutrição, qualidade de vida com: a participação as assistentes sociais, dos estagiários, voluntários e participantes.

Em 2012 -Posse no Conselho da Catadora Rosemary Barros Menezes e Homenagem aos catadores. Também, foi realizada uma ação coletiva entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA e Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS, organizada pela - SMMA Paulo Schiavo e da Secretaria SMAS Marilena, onde foram entreguem cestas básicas doada pela SMAS e material de limpeza doado pela SMMA, esse material é recebido pela secretaria em troca do óleo de cozinha, que é manufaturado transformado em detergente, sabão em pó e pasta, entre outros. Projeto Mova Brasil Alfabetizando os catadores (as) e a comunidade do conjunto Village de Japuiba, Coordenado por Regina a pedido da Assistente social Jorcinete.